O exame de manometria caracteriza-se por uma avaliação detalhada do funcionamento do sistema digestivo e anorretal. Ele mede a pressão dentro de diferentes partes do trato digestivo, incluindo o esôfago e o reto, através de um pequeno tubo, chamado cateter.
O objetivo do exame de manometria, é, portanto, identificar possíveis problemas de motilidade gastrointestinal. Nesse cenário, preparamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre o exame e quais são as indicações. Acompanhe a seguir:
Quais são os tipos de manometria?
Se você vai realizar o exame de manometria, precisa saber que existem dois tipos principais, entre os quais estão:
Manometria esofágica
Em primeiro lugar, o exame de manometria esofágica é utilizado para medir a pressão do esôfago e avaliar a função do músculo que controla a passagem dos alimentos para o estômago. Sendo assim, pode-se diagnosticar condições como refluxo gastroesofágico (DRGE) e até mesmo problemas na deglutição.
Manometria anorretal
O outro tipo de exame de manometria é a anorretal. Neste caso, foca-se no diagnóstico de doenças do reto e do ânus, como por exemplo a incontinência fecal, constipação crônica e dificuldades relacionadas à evacuação.
Quem deve fazer o exame de manometria?
Indica-se o exame de manometria nas seguintes condições:
- Dificuldade para engolir (disfagia).
- Sensação de queimação ou dor no peito (pode indicar refluxo gastroesofágico).
- Constipação crônica ou dificuldade para evacuar.
- Incontinência fecal.
- Dor abdominal sem causa aparente
- Alterações nos hábitos intestinais.
Em grande parte dos casos, esses sintomas se relacionam com problemas que afetam a motilidade do trato gastrointestinal. Sendo assim, a manometria é uma ferramenta essencial para fornecer um diagnóstico e, com isso, o tratamento adequado para o paciente.
Como funciona a manometria?
Deve-se realizar o exame de manometria sempre em ambiente controlado e com a orientação de um especialista em gastroenterologia. No caso do tipo esofágico, insere-se um cateter pelo nariz até o esôfago, onde haverá a medição da pressão e do movimento dos músculos localizados no esôfago.
Enquanto isso, na manometria anorretal, insere-se o cateter no reto, de modo a medir a pressão nos esfíncteres e avaliar a função muscular dessa região. Vale destacar que ambos os tipos ocorrem de maneira rápida, geralmente entre 15 a 30 minutos. Após a conclusão, o paciente pode retomar suas atividades normalmente, a menos que haja alguma orientação específica do médico.
Por que realizar sua manometria conosco?
Se você apresenta sintomas como dor retal, dificuldade para evacuar ou escapes fecais, não ignore esses sinais. O Instituto de Saúde Assistida possui um ambiente acolhedor e altamente especializado para a realização de exames de manometria, com profissionais experientes em gastroenterologia para te atender.
Ao escolher nosso instituto, você terá a confiança de que seu exame será realizado com segurança e profissionalismo. Além disso, nossos médicos estão prontos para cuidar de você e proporcionar um plano de tratamento personalizado, caso necessário.
Quer saber mais? Acompanhe nosso blog ou entre em contato conosco para sanar suas dúvidas sobre o exame!
Para agendar seu exame ou sua consulta com gastro via Whatsapp, acesse este link.
AGENDE SEU EXAME OU CONSULTA PELO TELEFONE: (62) 3254-8900